Destination Wedding
Neste guia você encontrará dicas perfeitas para seu casamento ser ainda mais perfeito!
Destintion Wedding - O guia definitivo
O termo “Destination Wedding” consiste em organizar seu casamento em um lugar diferente da sua cidade ou até mesmo país. Essa tendência nasceu nos Estados Unidos está crescendo cada vez mais no Brasil, por isso trazemos este guia para tirar sua dúvidas.
Conheça algumas razões que leva os casais a escolher se casar fora de seu local de residência:
- A mudança de cenário e as lindas fotos: Todo casal deseja que suas fotos do casamento sejam maravilhosas, afinal, são as recordações que levarão para toda vida.
- Celebrar um casamento onde uma parte da família reside no país escolhido.
- Ter uma cerimônia original: se você nunca gostou de fazer como todo mundo, está é uma ótima forma de destacar-se.
- Para comemorar um casamento pequeno: se quer algo mais intimista para você e seus convidados, nada como uma experiência no exterior.
- Aproveitar seu casamento no exterior para emendar a lua de mel.
Destinos mais procurados no exterior para Destination Wedding
- Marrocos, um destino muito popular e vantajoso em termos de preços;
- Ilhas Maldivas e Maurícias, o perfeito cenário paradisíaco do Oceano Índico;
- Itália, cidades históricas como Roma e Veneza, mas também campos exuberantes como o cenário de Toscana;
- EUA, muitas opções de culturas e climas. Considere Las Vegas!
- Madagascar e Ilha da Reunião por suas paisagens únicas;
- França, principalmente cidades badaladas da costa litorânea, como Nice e Saint Tropez;
Destinos mais procurados no Brasil para Destination Wedding
- Trancoso – BA
- Fernando de Noronha – RJ
- Jericoacoara – CE
- Florianópolis – SC
- Campos do Jordão – SP
- Paraty – RJ
- Gramado – RS
Com quem celebrar seu casamento civil?
Antes de tudo, saiba que as formalidades podem variar de um país para outro; portanto, em todos os casos, é necessário consultar as autoridades brasileiras e as autoridades do país onde pretende se casar para garantir o respeito às leis dos dois países.
O Brasil valida casamentos celebrados por autoridades estrangeiras, mas é preciso registrar a união no Consulado do Brasil e depois em seu cartório brasileiro. Aqui você precisa estar atento com os prazos, pois os registros precisam acontecem em até 180 dias após o casamento!
Você pode conferir a lista de documentação necessária no site do Itamaraty.
Quanto vai custar?
O valor vai variar de acordo com o destino, mas uma coisa é certa: será mais elevado que um casamento comum. Como orçamento é elevado, você precisará considerar uma lista de convidados bem menor. Geralmente um destination wedding reúne em média 30 convidados. O valor também irá variar caso o casal decida custear a passagem e a hospedagem de todos ou não.
Outros fatores que influenciam o valor será a escolha dos fornecedores. É preciso analisar os custos dos profissionais da região onde será o casamento e cruzar com o que poderá ser gasto caso decida eleger fornecedores brasileiros e levá-los para o destino.
Um destination wedding exige um pouco mais de planejamento que um casamento tradicional! A maioria dos convidados terão que viajar e, em alguns casos, a noiva e o noivo cuidam da compra de passagens de avião e da reserva do hotel. Também leve em consideração a disponibilidade de seus convidados, que terão que pedir mais dias de folga.
O ideal é que os noivos pesquisem hotéis e pousadas da região e fechem pacotes para os seus convidados. Duas ou três opções de diferentes categorias, podem ser perfeitas! Pensem que os convidados podem querer estar no mesmo hotel que vocês, ou podem preferir uma acomodação mais econômica ou mais simples.
A organização
Nosso mais importante conselho é para que você não abra mão de usar assessores de casamentos especializados em casamentos no estrangeiro. É muito difícil conseguir bons preços quando você é um estranho no local. Ao solicitar cotações e iniciar negociações, pode-se fazer um teste simples que mostra a diferença de tratamento: entrando em contato primeiro como indivíduo e depois como agência profissional.
O ideal é começar a organizar um casamento no exterior com, no mínimo, 1 ano antes, com a assessoria contratada desde o início, antes mesmo da definição do local da comemoração. É a assessoria que vai cuidar de fazer uma visita técnica ao local da festa, indicar fornecedores locais, opções de roteiros, hospedagem e transfer.